Pular para o conteúdo principal

Fertilidade e Acupuntura

Muitas pessoas tem o sonho de serem pais ou mães, a acupuntura é eficaz quando a infertilidade está relacionada a problemas fisiológicos ou psicológicos pois atua nestas duas áreas ao mesmo tempo. Em casos de problemas endócrinos graves a situação é mais complicada, neste caso a acupuntura pode agir em conjunto com a Medicina Ocidental.

Para dar origem a crianças sadias é necessário ter uma boa energia vital (essência) pois o filho herda 50% da mãe e 50% do pai na concepção, os dois necessitam ter a energia vital em alta. Essa manutenção pode ser dada pelo acupunturista que muitas vezes trata os futuros papais e mamães (é muito comum vermos casais no consultório quando o assunto é infertilidade).

A Organização Mundial da Saúde reconhece a eficácia no tratamento da infertilidade feminina em 75% dos casos.

A concepção é uma combinação das energias sexuais do casal (essências, também conhecidos na Medicina Tradicional Chinesa como Jing). Essa Essência nutre o embrião e o feto durante a gravidez, determina a constituição básica de cada pessoa, força e vitalidade. É a responsável por fazer cada indivíduo ser único (forma constitucional do ser humano).

A Essência é a base da medula (o cérebro é o Mar da Medula), é uma substância orgânica que forma a base do crescimento, reprodução, desenvolvimento e envelhecimento. Nas crianças, controla o crescimento dos ossos, dentes, cabelo, desenvolvimento cerebral normal e maturidade sexual. Após a puberdade, controla a função reprodutiva e a fertilidade. Forma a base para concepção e a gravidez bem-sucedidas.

Todos nós nascemos com uma certa quantidade de Essência (energia vital), é essa energia que utilizamos para nos mantermos vivos, é uma energia não renovável, ela determina a quantidade de anos que viveremos. O declínio natural da Essência durante a vida conduz ao declínio natural da energia sexual e da fertilidade. Um exemplo do declínio natural é o envelhecimento. Porém a Essência pode ser positivamente afetada quando o ser humano se esforça para conseguir um equilíbrio nas atividades cotidianas, como por exemplo: equilíbrio entre a relação trabalho e descanso.

Para isso aqui estão algumas orientações importantes:

  • Pratique atividade física regularmente (Nada de excessos!);
  • Durma bem (horas diárias de sono de qualidade);
  • Mantenha uma boa alimentação diariamente (ter uma alimentação balanceada garante um sistema imunológico forte);
  • Não fume;
  • Não ingira bebidas alcoólicas;
  • Não se estresse (Muitas vezes nos vemos sobrecarregados com o nosso trabalho, porém nada vale a perda da sua saúde e sua paz de espírito! Na Medicina Tradicional Chinesa o estresse pode inibir a menstruação e a concepção);
  • Faça exercícios respiratórios (indicado pelos chineses como sendo um caminho direto até a Essência);
  • Não tenha medo dos estágios de transformação: gravidez, parto e maternidade. Normalmente existe um medo do desconhecido, da responsabilidade, de fracassar. Não se cobre, tudo vai dar certo, a natureza é sábia;
  • Viva o presente, desapegue do passado, ele já passou e nada mais pode ser feito. Agora é a hora de seguir em frente;
  • Mulher: Aceite sua feminilidade! Somos fortes sim, mas também temos momentos de fragilidade. Aceite que não podemos ser heroínas 24h por dia, somos seres humanos, aceite seus sentimentos, aceite seu corpo, se ame da forma que você é.

A deficiência da Essência pode gerar estas situações: Atraso no desenvolvimento físico e/ou mental das crianças, desenvolvimento ósseo debilitado, infertilidade, aborto espontâneo, deterioração óssea em adultos, perda de dentes, aparência grisalha prematura ou queda dos cabelos, problemas na função sexual, impotência, fragilidade nos joelhos, emissões noturnas, zumbido e surdez; problemas na concentração e, consequentemente, na memória, tontura, tinido e sensação de vazio na cabeça. Frequentes resfriados, gripe e outras doenças externas, rinites crônica e alérgica.

A acupuntura influencia positivamente o fortalecimento da Essência do casal para que o bebê possa ser concebido de forma saudável, ajudando na realização de um sonho.




Por Suellen do Espírito Santo
Pós-Graduada em Acupuntura e Docência no Ensino Superior,
Aromaterapeuta, Terapeuta Floral de Bach e Reikiana Master

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aftas e Acupuntura

As aftas podem aparecer em qualquer faixa etária e muitas pessoas apresentam aftas recorrentes. As aftas também são conhecidas como úlceras orais e costumam desaparecer depois de poucas semanas gerando dor intensa e grande desconforto ao comer e falar. A Medicina Ocidental ainda não reconhece a causa exata das aftas que são pequenas lesões redondas ou ovaladas, brancas ou amareladas circundadas de vermelho, rasas e limpas, não contagiosas que aparecem no tecido interno da boca. A Medicina Tradicional Chinesa sempre soube que as aftas estão relacionadas a doenças estomacais  (mais precisamente calor de estômago que sobe pelo esôfago e chega até a boca)  e os aspectos das gengivas dizem muito sobre a saúde do Estômago. Gengivas inflamadas, inchadas, sangrando ou doendo são sinais de Calor de Estômago referente a d oenças como gastrite, azia, úlcera gástrica, refluxo gastroesofágico, etc, muitas vezes acompanhados de mau hálito (halitose). Utilizando a acupuntura para tratar as afta

Hipotensão (Pressão Baixa) e Acupuntura

Atendendo a pedidos vamos abordar o oposto a hipertensão arterial, a HIPOTENSÃO arterial. Imagem: Aferindo a pressão arterial com o Esfigmomanômetro  (google imagens) A Hipotensão arterial, também conhecida como pressão baixa é a pressão sanguínea medida pelo esfigmomanômetro (aparelho que afere a pressão) com resultado inferior a 90 por 60 mmHg trazendo sintomas ao paciente, tais como: Sensação de fraqueza;  Escurecimento da visão; Tontura; Suor; Enjoo; Desmaio. Dica: Diante desta situação deite imediatamente com a barriga para cima e as pernas flexionadas acima do nível do coração, aguarde a diminuição dos sintomas. O motivo dos sintomas é atrelado a baixa circulação sanguínea, pois o sangue tem a função de levar nutrientes e oxigênio a todas as células do nosso corpo nutrindo todos os tecidos. Sem a circulação sanguínea adequada essa função não é cumprida.  O calor também favorece a hipotensão pois as artérias e veias se dilatam, fazendo menos pressão pois

Tratando Hemorroida com Acupuntura

Você sabia que a hemorroida pode ser tratada com acupuntura? A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a cura de 77% dos casos de acupuntura e moxabustão no tratamento promovendo grande eficácia no alívio da dor e inchaço em poucas sessões. Hemorroida é a dilatação ou inflamação de um vaso (veia/artéria) na região anal, podendo ser classificada como interna ou externa.  Possíveis sintomas:  Dor,  Sangramento,  Coceira,  Sangue nas fezes,  Dor abdominal,  Dificuldade ao evacuar,  Fezes endurecidas. Normalmente, a hemorroida na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é proveniente de desequilíbrios no meridiano Baço-Pâncreas (yang ou Qi deficiente), já que o mesmo é responsável por manter o sangue (xue) dentro dos vasos. Não há a necessidade de ser utilizados pontos no local da lesão, o tratamento é feito por pontos distantes e auriculoterapia. O principio geral consiste no fato de que quanto mais distante um ponto se localizar ao longo do meridiano maior influência s