Parkinson é uma doença no sistema neurológico que tem como sintomas principais: dificuldade em movimentar-se (Ex.: caminhar ou levantar da cadeira), dores musculares e tremores dos membros superiores e inferiores. O Mal de Parkinson ou Doença de Parkinson é a doença mais comum desenvolvida pelos idosos.
Como toda doença progressiva, os sintomas vão aparecendo e se agravando ao longo do tempo pois afeta o cérebro e consequentemente a coordenação motora.
Além destes sintomas o paciente também pode apresentar: constipação, dificuldade para engolir, falta de expressão no rosto, voz baixa e confusão mental.
![]() |
Foto: Arquivo Pessoal |
Com a prática pude observar que a acupuntura contribui para a melhora dos tremores e do sono, diminuição das dores musculares, estabilização da dose dos medicamentos, que são fortíssimos, diminuindo os efeitos colaterais dos mesmos e ajudando também no aspecto psicológico do paciente já que a Doença de Parkinson gera grande alteração progressiva no cotidiano do idoso.
A acupuntura aliada a neurologia, a fisioterapia e a atividade física pode gerar um desaceleramento deste agravamento, estas áreas unidas de forma multidisciplinar possibilita maior qualidade de vida e bem estar ao indivíduo. Como toda doença crônica é necessário constante acompanhamento dos médicos e demais profissionais da saúde envolvidos, além de amigos e familiares queridos pelo paciente garantindo uma boa sociabilização.
Por Suellen do Espírito Santo
Educadora Física
Pós-Graduada em Acupuntura
Comentários
Postar um comentário